24 março, 2011

O adoecer nas relações e a psicossomática contemporânea

Um fator preponderante nos relacionamentos é a comunicação, porque é através do processo de interação entre as pessoas que o sujeito se movimenta, amplia suas expressões emocionais e pode comunicá-las. Alguns sentimentos, tais como: a raiva, o medo, a tristeza muitas vezes paralisam impedindo a comunicação. A pessoa não consegue expressá-los verbalmente, nem mesmo através de manifestação, como por exemplo, o choro. Ao reprimir o sentimento de tristeza que está relacionado ao choro, a pessoa acaba desenvolvendo tensões musculares. O choro muitas vezes aparece com a conotação de fraqueza e falta de controle. Quantas vezes já escutamos a frase, homem que é homem não chora.
 Toda manifestação corporal está associada às emoções e sentimentos. Desde muito cedo, em nossa vida, vamos internalizando a maneira como recebemos o amor, estabelecemos vínculos e desenvolvemos nossa autonomia. Estar em conexão com as sensações corporais nos permite perceber os nossos limites como também as nossas possibilidades, ampliando os horizontes para uma vida mais saudável.
A psicossomática contemporânea rompe com visão segmentada, compartimenta de ser.  Com esta nova visão tratamos a doença como fazendo parte do ciclo vital de todos. Todos nós passamos por crises na vida, e, muitas vezes nos sentimos fracos achando que não há solução para os nossos problemas e evitamos falar. Quando nós sentimos, pensamos e agimos desta forma impedimos as possíveis elaborações das crises erigindo barreiras aos sentimentos e muitas vezes adoecemos.
Nestes momentos de crise é necessário falar, olhar para si e buscar responder a determinadas perguntas: O que me determina como pessoa? O que me faz feliz? Como eu posso mudar e transformar tudo aquilo que já não faz mais sentido para a minha vida?
Ao adoecermos nosso corpo e mente está nos dando uma dica de que devemos parar e rever os nossos padrões de comportamento, as nossas atitudes, a maneira como nos relacionamos. O sintoma é um importante aliado porque nos dá a chance de rever aquilo que já não suportamos mais abrindo um novo caminho para mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário