04 março, 2011

A atividade física é uma aliada da saúde mental

Por que é importante a atividade física em nossas vidas? Como a atividade física pode influenciar a saúde mental? Em nossa cultura há um envolvimento enorme com a busca do corpo perfeito, este comportamento surge no final do século passado com o prolongamento da vida. Nossa população está envelhecendo e com isto busca-se uma qualidade de vida melhor evitando a vida sedentária.
Inicialmente as pessoas faziam atividade física, como a musculação, por exemplo, para ficarem mais fortes ou moldarem seus corpos. Com o passar do tempo, nossa cultura com relação à saúde mudou, passando-se a movimentar o corpo para evitar doenças crônicas muitas vezes acarretadas por complicações cardio-vasculares, derrames, diabetes tipo dois, obesidade, hipertensão, dentre outras.
No aspecto mental, os exercícios físicos ajudam a quebrar o isolamento social, quando feitos em grupo, melhoram a auto-estima, a auto-imagem, o bem-estar, e aliviam o stress (a taxa de suicídio é duas vezes maior em pessoas sedentárias).
Em termos fisiológicos, contribuem para o controle de peso, do colesterol e do triglicérides, para diminuição da pressão arterial e para melhora da resistência, força muscular e mobilidade das articulações. Com isto, a autonomia e qualidade de vida dos indivíduos se prolongam por mais tempo.
Um aspecto que atualmente nos chama a atenção é a obesidade. Manter um peso saudável não deve ser encarado como um esforço ou um enorme sacrifício. Neste aspecto a importância do trabalho de equipe, tratamento nutricional com reeducação alimentar, exercícios físicos, e acompanhamento psicológico, são importantes. Nesses casos a psicologia é fundamental para auxiliar as pessoas que tentam seguir uma dieta e fazer atividades físicas.
Outros fatores que podem influenciar os cuidados com a saúde são: a falta de consciência corporal, a ansiedade e a depressão. A depressão, por exemplo, é uma doença que acomete muitas pessoas em diferentes fases da vida e que pode ter uma sensível melhora quando os exercícios físicos acompanham o atendimento psicocorporal.
Nos trabalhos de psicoterapia corporal são usadas técnicas de relaxamento, respiração e consciência corporal que atuam não só no corpo físico, como também, na mente e na energia que percorre todo o corpo, proporcionando ao individuo o autoconhecimento e conseqüentemente gerando bem estar para que ele possa lidar com as adversidades da vida. Desta forma, o individuo entra em contato consigo abrindo novas possibilidades.
Estes trabalhos corporais, quando bem conduzidos, em grupo ou individualmente, melhoram a qualidade de vida das pessoas e sua saúde de maneira geral.
Mente e corpo compõem uma só unidade, não existe razão que não venha acompanhada pela emoção e vice-versa. As tensões corporais são um retrato de como uma pessoa lida com sua vida. Por exemplo, quando uma pessoa está com raiva ou com medo ela pode travar o maxilar, parar de respirar acarretando dores de cabeça que podem se tornar crônicas.
Finalmente, conhecer o corpo e suas emoções abre um mundo de possibilidades para que a pessoa viva uma vida mais plena e feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário