14 março, 2011

Indicação de livro sobre depressão

Acabo de ler, O Tempo e o Cão- a atualidade das depressões (Boitempo,2009) da psicanalista Maria Rita Khel. Esta autora nos traz uma nova hipótese com relação a depressão, vista não apenas como um sintoma clínico, mas como um sintoma social contemporâneo.
Neste sentido, a depressão é entendida como expressão do mal-estar que ameaça nossa adaptação a cobrança deste século, tais como: a velocidade, a euforia, a saúde, ao exibicionismo, ao sucesso, dentre tantas outras.
“A depressão”, diz Maria Rita, “é sintoma social porque desfaz, lenta e silenciosamente, a teia de sentidos e de crenças que sustenta a vida social desta primeira década do século XXI. Por isso mesmo, os depressivos, além de se sentirem na contramão do seu tempo, vêem sua solidão agravar-se em função do desprestígio social da sua tristeza.”
A depressão, atualmente, é sentida como exclusão, todos tendem a se afastar da pessoa com depressão como se fosse uma moléstia contagiosa.
No mundo contemporâneo não existe lugar para aquele que não está bem com sua vida, não tem o corpo perfeito, não consegue mais produzir como antes. Estas são cobranças que calam o depressivo.
Quem já fez tratamento com antidepressivo sabe que tratar uma depressão não é o mesmo que tratar um resfriado. Não adianta só tomar remédio, é preciso expressar a dor e o sofrimento, conseguir energia para mudar a si mesmo e sua vida.
O livro, desta excelente psicanalista, é complexo e nos mostra a dificuldade para a pessoa com depressão se inserir no tempo, na velocidade exigida nos dias de hoje.
Vale à pena ler!

Nenhum comentário:

Postar um comentário